Um dos cenários mais bonitos da Riviera Maya são os cenotes, o que são ? Os cenotes são cavidades naturais, formações geológicas que conectam a superfície com águas subterrâneas, formando uma grande piscina clara e limpa. Por serem redutos de água potável, os cenotes atraíam os assentamentos maias, por isso, grandes cidades da antiguidade como Chichen Itza e Cobá foram construídas ao redor desses “tanques” naturais. Além de servir para abastecer a comunidade de água, eles também eram locais de sacrifícios humanos e animais.
A estrutura da cavidade de um cenote pode ser fechada, como uma caverna, ou aberta, como uma lagoa. Se o dia estiver nublado, opte por visitar os fechados, já que a falta de sol não vai afetar a experiência. Deixe para conferir os cenotes abertos quando o tempo ajudar, deixando a água com lindos tons de azul e verde. Outra informação importante se prepare pois a agua dos cenotes são muito frias, sendo assim as vezes tendo a necessidade de alugar roupa de neoprene.
Um problema por lá é que a grande maioria dos cenotes não aceita cartão de crédito nem de débito, apenas dinheiro, ou seja: é bom levar uma quantidade razoável de pesos mexicanos (ou dólares, que normalmente são aceitos) com você. Outra questão a ser levada em conta no roteiro é que vários cenotes fecham cedo, a partir das 16h, mesmo que o sol ainda esteja forte.
A quantidade de cenotes que existe na Península de Yucatán é inacreditável, são mais de 7 mil. Muitos deles podem ser visitados e explorados. Cada um tem suas particularidades. Vamos indicar aqui 3 cenotes que nós da Almeida Viagens acreditamos ser os top devem ser colocados no seu roteiro de viagem.
TOP ONE TAAK BI HA que significa água escondida em Maia
Localizado a poucos minutos de Tulum a 19km o cenote Taak Bi Ha está em uma caverna que você entra por meio de um pequeno buraco. Ao entrar você vai encontrar uma impressionante câmara de água cristalina e morna, onde muitas pessoas aproveitam para mergulhar e onde você pode admirar várias formações de estalagmites e estalactites, tornando a sua visita ao local algo inesquecível. Neste Cenote só tem uma entrada de luz natural. Por isso, colocaram luzes artificiais para iluminar o cenote e permitir o passeio. O tour e privativo , acompanhado de guia. A entrada para esse cenote e o mesmo do cenote dos Ojos
- Taak Bi, Parque Dos Ojos Cenote S/N, Xel-Ha, 77762 Tulum, Q.R., México
- Aberto das 09:30 as 17:00
- 52 9993237712
- Preço em média R$:100,00 com guia
TOP TWO CALAVERA
O cenote Calavera tem este nome por três buracos que são assemelham a um crânio humano. Esse cenote semi-aberto está no meio da selva, por isso você deverá andar 100mt do estacionamento até a entrada do cenote. Cenote Calavera fica na mesma estrada, do grand cenote (uns 5 minutos de carro). O Cenote Calavera tem uma abertura grande e duas pequenas e é bem fundo. Muitas pessoas fazem mergulho com cilindro por lá. Esse é um cenote pros mais aventureiros, onde o legal é pular nos 3 buracos e cair na água.
- QROO 109, 77796 Tulum, Q.R., México
- Aberto das 09:30 as 17:00
TOP THREE GRAND CENOTE
O Grand Cenote é um dos mais populares e frequentados. O bacana é que ele tem partes abertas, semi-fechadas e fechadas. O acesso é fácil, a estrutura é boa e ele é um cenote do tipo chegar e nadar, sem tour nem guia. O lugar tem uma estrutura com redes, gramados onde as pessoas estendem as toalhas e ficam relaxando. Antes de mergulhar no cenote é obrigatório tomar uma chuveirada para tirar o excesso dos protetores solares, repelentes, etc. Esse é um cenote grande, com uma área aberta e outra dentro da caverna. A cor da água pode ser azul turquesa, verde claro, verde água ou azul claro dependendo do fundo e da luz. Tem tartarugas nadando pertinho, vários pássaros… Muito lindo!
- Quintana Roo 109, 77796 Tulum, Q.R., México
- Aberto as 08:00 as 16:45
- 529989800332
Gostou? Qual deles você mais se identificou ¿ Bora fazer um roteiro para Riveira Maya ¿
Consulte-nos