Pensar em safári logo pensamos em África do Sul, sim amigo você está certo, um país que dá para conjugar cultura de Johanesburgo as belas da Table Mountain, a rota jardim, as vinculas os Safári no kruger Park , nadar com os tubarões entre outras aventuras , mas hoje quero te apresentar uma África bem genuína aquela à qual você terá uma imersão bem nativa. Vamos conhecer os 4 principais parques de safári do país Tanzânia.
A Tanzânia é um país na África Oriental conhecido por suas vastas áreas selvagens, como as planícies dos Parques Nacionais uma das mecas do safári e habitada pelos cinco animais de grande porte mais difíceis de serem caçados (elefante, leão, leopardo, búfalo e rinoceronte). Outro destaque é o Parque Nacional de Kilimanjaro, onde fica a montanha mais alta da África.
Vamos nesta aventura ? começar por alguns dos principais destinos de safári na região especialmente na abundante região norte do país.
A Cratera de Ngorongoro
A Cratera fica em uma zona chamada Área de Conservação de Ngorongoro, no norte da Tanzânia (vizinha ao Serengeti), e foi formada há aproximadamente 2.5 milhões de anos. Era uma montanha vulcânica altíssima, dizem que mais alta do que o Kilimanjaro (a mais alta da África). Ao entrar em erupção, colapsou e parte das “bordas” do vulcão caíram para o lado de dentro, formando o que vemos hoje: uma área com 260km2 (a Cratera tem 19km de diâmetro), cercada por “paredes” de 500m de altura. A maior e mais intacta caldeira do planeta. A quantidade absurda de animais, uma parte cultural fortíssima (a Cratera está rodeada de tribos Maasai – são mais de 60.000 integrantes dessas comunidades), a história da formação da Cratera, que é super interessante, e a paisagem única.
Destaque :
*Os elefantes da Cratera tem os dentes maiores do que a média por causa do cálcio que há no solo.
* Não há girafas dentro da Cratera porque a camada de solo é fininha, fazendo com que quase não existam árvores. Girafas precisam de árvores para comer!
* Em compensação, há milhares de gnus (15.000) e zebras (5.000) e outras centenas de animais.
O comportamento de hienas e leões são completamente diferentes dentro da Cratera. O normal é que o leão cace mais e as hienas comam os restos. Mas como a concentração de hienas ali é muito maior (aprox. 500 vs. 70), acontece justamente o contrário.
Parque nacional Serengeti
O Parque Nacional de Serengeti é um parque nacional de grandes dimensões na ecorregião de Serengeti, no norte da Tanzânia e sudoeste do Quênia, na África Oriental, famoso pelas migrações anuais de gnus, zebras e gazelas que acontecem de maio a junho. Ainda que a migração seja o carro-chefe do Serengeti, recebendo a alcunha de “a Copa do Mundo da vida selvagem”, especialmente pelas grandes provações vivenciadas por estes animais — que devem sobreviver aos ataques de grandes predadores, como leões e crocodilos, e lutar contra a própria ansiedade, desespero, fome, exaustão e sede ao atravessar rios e percursos desafiadores
Destaques
*Um dos palcos da Grande Migração dos Gnus, Património Mundial da Humanidade;
*Oferece excelentes opções de acomodação de luxo.
*Diferentes tipos de atividades, entre elas, safári em balão de ar quente, visitas às comunidades Maasai e exploração de locais paleoantropológicos como o Oldupai Gorge.
Parque Nacional do Lago Manyara
Ainda que pequeno comparado ao Serengeti, Lake Manyara National Park é um excelente local para a contemplação de animais e tem suas próprias peculiaridades que podem torná-lo muito especial. Entusiastas de pássaros poderão avistar mais de 400 espécies, bem como girafas, hipopótamos, búfalos, zebras e… elefantes, muitos elefantes! Manyara é conhecido por leões que escalam árvores, no entanto, este fenômeno não é exclusivo do parque e nem sempre é fácil vê-los
Destaques
Situado no caminho para o Ngorongoro e Serengeti;
Grande população de elefantes, mais de 400 espécies de aves, leões que ocasionalmente sobem árvores;
Maior concentração de babuínos em qualquer lugar do mundo.
Parque Nacional Tarangire
Conhecido como a Terra de Gigantes por sua densidade de árvores baobás e alta população de elefantes, o parque esbanja um imã de vida selvagem especial, o rio Tarangire, que entre julho e novembro, atrai diversas espécies de herbívoros de pastejo. Além disso, abriga predadores como leões e leopardos e é uma verdadeira meca para observadores de pássaros, com mais de 550 espécies registradas. A apenas 100 km de Arusha, o parque nacional está situado no Central Rift Valley, uma área semi-árida ainda habitada por comunidades pastoris tradicionais, como os Maasai os Barabaig e outros subgrupos da etnia Datoga.
Destaques
Lar de mais de 550 espécies de pássaros – uma verdadeira meca para observadores de pássaros.
Durante os meses secos do verão, animais se aglomeram ao redor do rio Tarangire, proporcionando excelentes vistas. Um destino a ser visitado durante todo o ano graças aos seus “residentes” permanentes, como rebanhos de elefantes
A acessibilidade entre o parque e destinos como Arusha, Serengeti e Ngorongoro o tornam uma excelente adição ao seu itinerário na Tanzânia
E ai gostou deste imersão bem genuína na África ? Vamos fazer um safári ?
Gostou? Que tal indicar essa aventura para um amigo ¿
Consulte-nos